Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + sobre cookies

Gestão das Pressões na Rede

Redução de Pressão Motorizada

Flucon 200.2M
As perdas de água nos sistemas de distribuição são um problema inevitável. Os sistemas são extensos e complexos, as perdas têm diversas origens, tomemos como exemplo o deslocamento de solos, equipamentos (válvulas, ventosas, bocas de incêndio) que não vedam devidamente, acessórios de ligação (juntas, curvas, tês) e condutas não apropriadas, entre outros.
A ampliação de zonas habitacionais nas cidades, obriga a um aumento de caudal e pressão disponíveis na rede. Como consequência, as fugas durante os períodos noturnos irão acentuar-se.

Ao aumentar a pressão na rede, o índice de roturas também aumenta com prejuízo para os utilizadores (falta de água) e distribuidores (mão-de-obra, materiais, não faturação).
Estima-se que o número de roturas pode reduzir em cerca de 20% ou 30% com uma redução adequada de pressão.
Com o objetivo de reduzir perdas e roturas nas redes de distribuição de água oferecemos diversas soluções possíveis para a gestão da pressão.

Modulação por Consumo
Consiste na gestão de pressão de acordo com o ciclo de consumo local. A instalação de um medidor de caudal vai permitir medir em permanência o caudal solicitado na rede. Os valores medidos são transmitidos a um controlador programável que irá comandar a válvula redutora, ajustando as pressões às necessidades do sistema. A pressão manter-se-á aproximadamente constante, evitando grandes oscilações dentro da rede de distribuição.

Modulação por Ponto Crítico
Os valores de pressão são medidos por um transmissor de pressão instalado no ponto crítico e enviados remotamente ao controlador que irá gerir as pressões à saída da válvula redutora de pressão. Uma vez controlada (mantida) a pressão no ponto crítico, garante-se que a pressão na rede ou ramal não atingirão valores superiores ao mínimo desejado.

De momento não existe informação disponível

De momento não existe informação disponível


Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest