Na Região Autónoma da Madeira a ARM (Águas e Resíduos da Madeira) é a principal entidade responsável pela gestão de água de abastecimento público em regime de alta, incluindo captação, transporte, produção, tratamento, armazenagem, adução, distribuição e aproveitamentos hidro energéticos. Para tal, existem várias estações de tratamento de água distribuídas no terreno, cuja a localização de algumas delas encontra-se inserida em meios populacionais envolventes.
O armazenamento e a manipulação de garrafas/contentores de cloro pressurizado exigem um elevado nível de segurança e medidas efetivas para prevenção de fugas de cloro para atmosfera, que podem causar graves danos pessoais e problemas de corrosão em toda a instalação.
Consciente deste problema, a ARM lançou um Concurso Público, sendo este posteriormente adjudicado à Tecnilab Portugal, S.A. Pretendia-se a otimização das condições de segurança das 6 instalações de desinfeção por cloro gasoso, de modo a minimizar o risco à exposição de eventuais fugas de cloro gasoso, quer por parte dos seus operadores, quer por parte da população que se encontra na envolvente às instalações.